segunda-feira, 30 de abril de 2012

Palavra de Deus e castidade: Lectio Divina 2

Mt 5, 8

Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.


Lectio

Os puros de coração. O coração é o centro da pessoa. Onde se decide o bem e o mal. Onde moram a vontade e os projectos. Os puros de coração são aqueles que no seu íntimo, na verdade profunda de si mesmos, olham a realidade com o olhar de Deus. O seu coração está cheio de Deus e dos seus valores. Neles já não há espaço para a maldade, para o egoísmo. E por isso vêm a Deus. Enquanto uns olham para o outro ou para si como um objecto de desejo e prazer em função do egoísmo pessoal, os de coração puro vêm Deus em tudo. E olham para o outro como Deus olha para Ele. Com ternura, paciência, respeito, reverência.


Meditatio

Jesus é mesmo o homem do Evangelho, das boas notícias. Com Jesus é possível estar na vida de coração puro. E este dom de ver os outros, a realidade, como Deus nos vê, é fantástico. O que quer dizer que é possível vivermos a sexualidade sem sermos mais escravos dos condicionamentos dos media e dos nossos instintos. Podemos olhar o outro como pessoa, não já como objecto. E vivendo a nossa sexualidade com um olhar puro, respeitador da integridade do outro, aproximamo-nos de Deus.


Oratio

Senhor Jesus, ajuda-me a viver esta bem-aventurança da pureza de coração. Ajuda-me a olhar o mundo, as pessoas, os corpos como Tu os olhavas. Purifica o que há ainda em mim de egoísmo.


Actio

Como olhas tu para o corpo dos outros? Hoje podes tentar olhar o corpo dos outros já não como objecto mas como pessoa integral que podes amar com Jesus ao teu lado. Com Jesus.


GPS 3, Módulo Eles & Elas - Edições Salesianas

Sem comentários:

Enviar um comentário