quinta-feira, 3 de maio de 2012

Palavra de Deus e castidade: Lectio Divina 5

Jo 13, 34-35

Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei. Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.»


 
Lectio

No contexto, da Última Ceia, a poucas horas da sua morte, Jesus está consciente de que tem pouco tempo. Tem de dizer o essencial. E o essencial é o amor. Um amor à maneira de Jesus. Não um amor mais ou menos, ou quando apetece. Um amor como o d’Ele: total. E isso definirá a identidade dos discípulos. É indiferente que os cristãos sejam conhecidos pela sua liturgia ou pelos seus dogmas. O essencial é que sejam capazes de se amarem uns aos outros. Como Ele o fez.


Meditatio

Esta palavra “amor” é tramada. Quer dizer tantas coisas. Serve para falar de emoções sérias e banais, para falar de relações longas e de encontros casuais. Para nós, amor é só à maneira de Jesus. Saindo de si, desejando ardentemente o bem do amado, dando por ele a vida. Amor que não dá borlas a egoísmos nem a interesses mesquinhos. Amor total como Jesus. E isso nos define como seus discípulos.

Está difícil para os discípulos de Jesus viverem a sexualidade ao ritmo desse amor de Jesus. Mas a Palavra de Jesus é clara. Se na nossa sexualidade optamos por outros estilos que não o de Jesus, já não somos dos seus discípulos.


 
Oratio

Senhor, Tu nos ensinas como deve ser vivida a vida: amando à tua maneira.

Na partilha contigo, Tu me mostraste que estás ao meu lado e amparas e fortaleces o meu compromisso de viver amando como Tu, em todos os aspectos da minha vida.

Que o meu corpo, que a minha sexualidade, saiba acolher o teu mandamento novo. E assim, cada um dos meus gestos, dos meus pensamentos, será um testemunho da tua presença de ressuscitado.


Actio

A forma como vivo a minha sexualidade anuncia que sou discípulo de Jesus? Os meus gestos, as minhas atitudes concretizam o mandamento do amor?
 
 
GPS3, Módulo Eles & Elas - Edições Salesianas

Sem comentários:

Enviar um comentário