Muita coisa mudou no mundo nos últimos anos. Mas a mais marcante das mudanças foi o acesso fácil à internet. Ela começou a divulgfar-se na segunda metade dos anos 90 e não tem parado de crescer. Emais do que um novo meio de comunicação, ela tornou-se um mundo novo. Com tudo o que de belo, perigoso e útil que isso traz.
A definição clássica diz que a internet é a possibilidade de ligar, a nível mundial, todos os computadores. É uma informação ainda verdadeira se considerarmos que dentro dos "computadores" estão os telemóveis e uma série de dispositivos portáteis. Mas o mais importante da internet não é o facto físico da ligação entre os computadores: é a ligação entre as pessoas, as organizaçõs, a mudança nos modos de pensar e de interagirmos uns com os outros.
O PADROEIRO DA INTERNET
Sabes que a internet também tem um santo padroeiro? é santo Isidóro de Sevilha, um bispo espanhol que viveu entre 560 e 636. Parece estranho irem buscar um santo tão antigo para uma realidade tão nova como a internet. No seu tempo, o início da idade média, a vida nas cidades era difícil, as bibliotecas estavam ao abandono, havia poucas escolas. Para combater a ignorância, Isidoro escreveu uma história do mundo e compilou uma enciclopédia, um resumo do conhecimento universal. Usando uma linguagem de hoje, tentou fazer um repositório de informação.
- Descobrir o que é um ábaco e como funciona.
- Qual o primeiro computador (Mark I) e quais as suas caraterísticas.
- Qual o email do papa? Enviar-lhe uma mensagem.
- Quantos sites há hoje? Quantos havia há 10 anos atrás?
- Pergunta nas famílias que conheces quais são as regras para o uso da internet dentro de casa.
- Quais os países que proíbem, limitam, censuram ou controlam o acesso à internet?
Conf. Revista Catequistas 77 (Março 2012), Ed. Salesianas
Sem comentários:
Enviar um comentário