sábado, 28 de abril de 2012

GPS Eles & Elas: algumas anotações

Integridade


A palavra "integridade" vem de íntegro, que quer dizer inteiro, total, completo. Uma pessoa íntegra, com integridade, é uma pessoa onde as suas atitudes e ações refletem a totalidade humana a que Deus a chama.

Quer a fé, quer a sexualidade estão presentes em todos os aspetos do nosso ser: corpo, alma, sentimentos, projetos... Nenhum destes aspetos pode ser isolado. Nós somos pessoas inteiras, integras, criados à imagem de Deus.

Uma sexualidade íntegra tem três dimensões. Quando unidas estas três dimensões permitem uma sexualidade plena, de acordo com o plano de Deus para nós.
  • Prazer físico;
  • Reprodução da vida;
  • Expressão de entrega tota (amor entre os esposos, após o casamento). 



 E se só uma ou duas destas dimensões existirem?
  • Quando alguém se envolve sexualmente apenas pelo prazer, essa pessoa está a usar o parceiro como objeto. Mesmo que ambos os parceiros estejam de acordo, estão a deixar de fora a dimensão emocional e espiritual do sexo.
  • Quando alguém se envolve sexualmente apenas em função de conceber uma criança, o acto é pouco íntegro: falta amor, envolvimento emocional.
  • Se alguém se envolve sexualmente apenas como forma de exprimir o compromisso na relação mas sem prazer estamos perante um frete e não perante uma relação sexual saudável.
  • É comum duas pessoas envolverem-se sexualmente procurado prazer e expremindo amor. Mas isso deixa de fora o aspeto reprodutivo. É claro que nem todos os actos sexuais resultam numa vida nova mas essa possibilidade existe. Se as pessoas não estão disponíveis para aceitar e cuidar de uma possível nova vida, não têm o tipo de amor tão comprometido e responsável que o sexo quer exprimir.
  • A Igreja, os discípulos de Jesus, vêem no sexo um sinal do amor sacramental, um encontro profundo com Deus através do amor dos esposos.



Palavra de Deus


O Evangelho é uma pista decisiva para uma vida de qualidade. Mas não é um manual de instruções com respostas prontas para todos os nossos desafios. Mas a respeito das tantas opções que temos para viver a nossa sexualidade, podemos orientar-nos por esta pergunta:

"Esta acção em concreto contribui para tornar a relação de casal mais saudável, mais santa, mais respeitadora do outro, mais cheia de plenitude?"

Na oração pessoal, no diálogo sincero entre o par, deve procurar uma decisão a partir de uma consciência retamente formada e informada. Este diálogo torna-se mais fácil quando ambos assumem padrões elevados de qualidade na relação, na linha de quererem uma relação íntregra.



Para orar:

"Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, porque o recebeste de Deus, e que vós já não vos pertenceis? Fostes comprados por um alto preço! Glorificai, pois a Deus no vosso corpo." (1Cor 6, 19-20).

A partir de amanhã e durante os próximos cinco dias, somos convidados a fazer uma experiência de Lectio divina diária. Os textos serão colocados aqui diariamente.


GPS 3, Módulo Eles & Elas - Edições Salesianas

Sem comentários:

Enviar um comentário